O Brasil tem outro Thiago Monteiro tenista, de mesa. E ele é atleta olímpico.

Roland Garros terminou, o tênis já está na temporada de grama que este ano é prolongada por causa das Olimpíadas de Londres – os jogos serão em Wimbledon – e cada um já está tocando sua vida depois de duas semanas em Paris. E eu encerrei minha viagem na companhia do Thiago Monteiro, do tênis de mesa.

O Thiago estava sentado ao meu lado no vôo de volta Paris – São Paulo e depois de muitas horas de viagem em um vôo diurno, quando já estamos naquele momento em que já assistimos três filmes, já lemos as revistas do avião, um pouco do livro, o jornal e até as informações de segurança e ainda faltavam duas horas para o avião pousar, começamos a conversar.

Quando ele chegou para sentar ao meu lado achei que fosse brasileiro. Mas, estava com um livro em francês na mão, falando francês fluente e ainda lendo o L’Equipe. Não, não podia ser brasileiro, ou só se fosse um brasileiro morando há muitos anos na França.

Depois de passar aquele mico de falar francês com um brasileiro, acabei perguntando se ele era do Brasil e começamos a conversar.

Contei que estava em Roland Garros e que era social e editora de uma revista de tênis, a Tennis View. Ele conhecia a Tennis View e me contou que é mesa-tenista e que assim como o Thiago Monteiro do tênis, ele também é cearense.

Achei a coincidência interessante e conversa vai, conversa vem, ele me conta que é atleta olímpico e que vai para as Olimpíadas de Londres ao lado de Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi.

Thiago ficou me contando da carreira de um mesa-tenista, de como funciona o calendário, a pontuação, as chaves, das outras duas Olimpíadas que participou – Atenas e Beijing -, em que lembra perfeitamente quem integrava o time de tênis, e da vida na França, onde está há uma década.

Foi na França que ele conseguiu desenvolver o seu jogo, competindo pelo clube de Angers Vaillante e chegar ao 59º posto no ranking mundial, além das medalhas de ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e do Rio, entre outras conquistadas individualmente e em duplas.

A França acolheu Thiago, que encontrou condições ideias para treinar. A preparação para as Olimpíadas será feita junto com a equipe brasileira no INSEP, o famoso Instituto Nacional do Esporte, Expertise e Performance da França, onde muitos tenistas costumam treinar.

O atleta veio ao Brasil para jogar uma etapa do campeonato mundial que está sendo disputada em Santos. Depois volta para continuar a preparação olímpica na Europa e quanto mais ele conseguir treinar e jogar antes dos Jogos começarem, melhor. Depois de uma série de lesões, sim mesa-tenista tem lesão – a mais grave dele foi no punho – quer voltar a jogar da mesma maneira que estava quando se machucou e tentar avançar na chave olímpica. Nas últimas duas vezes parou na segunda rodada e sabe que conseguiu a vaga não pelos seus resultados atuais, afinal pouco jogou no último ano, mas sim pelo histórico de evolução e capacidade de adaptação em competições deste tipo, podendo jogar dupla com qualquer um dos integrantes do time.

Não, não vou começar a escrever sobre tênis de mesa. Apenas achei uma coincidência interessante me sentar ao lado de um tenista, de mesa, depois de duas semanas em Roland Garros, que vai para as Olimpíadas e ainda com o mesmo nome do tenista Thiago Monteiro e do mesmo lugar, o Ceará. Thiago inclusive contou que já foi confundido com o jogador de tênis e que acaba recebendo e-mails ou ligações telefônicas de gente querendo entrevistá-lo, achando que está falando com o tenista da bolinha amarela.

 

 

1 Comment

Filed under Uncategorized

One Response to O Brasil tem outro Thiago Monteiro tenista, de mesa. E ele é atleta olímpico.

  1. Que história rs rs
    Uma pena que não possamos dar condições de todos os nossos atletas terem tudo que precisam para ter um bom treino e com isto ter um bom desempenho. Espero que ele consiga se recuperar de todas as lesoes e que possa treinar em breve aqui no Brasil ( se desejar isto ).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *