Segunda é o Dia Mundial do Tênis

O mundo comemora, na segunda-feira, o Dia Mundial do Tênis, o World Tennis Day. Para celebrar também os 100 anos da ITF, diversos eventos acontecerão ao redor do mundo, com os maiores sendo em Nova York, Hong Kong e Los Angeles.

World Tennis Day

A ideia de criar um dia Mundial do Tênis surgiu depois que a empresa do CEO Jerry Solomon, StarGames, criou a Tennis Night in America, trazendo de volta o tênis para o Madison Square Garden, em 2008. Desde então, o evento foi crescendo e mobilizando mais pessoas envolvidas no esporte país afora. Federer e Sampras se enfrentaram por lá, Agassi e Sampras também, assim como Serena e Venus Williams, Clijsters e Kuznetsova, entre outras estrelas.

Neste ano o BNP Paribas Showdown terá a presença de Nadal enfrentando Del Potro e Serena jogando contra Azarenka.  Tennis Madison Square Garden

O BNP, um dos principais patrocinadores do tênis, promoverá um evento também em Hong Kong, com Wozniacki e Radwanska e McEnroe e Lendl.

Outra grande festa do esporte acontecerá em Los Angeles. A cidade californiana que perdeu o seu ATP, disputado anualmente em julho, sediará, dias antes do Masters 1000 de Indian Wells, o LA Tennis Challenge. Idealizado por Mardy Fish e Justin Gimelstob, o evento, na UCLA, terá uma partida entre Haas e Blake, outra entre Fish e Djokovic e um jogo de duplas entre Djokovic e Sampras contra os irmãos Bryan.

Sampras Djokovic

A ITF incentivou outras Federações mundo afora a promoverem o World Tennis Day e fazerem eventos locais. No Equador, por exemplo, Nicolas Lapentti e Andres Gomez convidarão o público a bater uma bola com eles; na Sérvia haverá a distribuição de produtos gratuitos de tênis e uma manhã de tênis na academia do Djokovic. Aqui do lado, na Argentina, a Avenida 9 de Julio será fechada, no domingo, para uma exibição de Tennis10s, programa de incentivo ao esporte para crianças, com bolas,  raquetes e quadras menores.

A maioria dos outros países listados pela ITF, incluindo o Brasil, terá ações isoladas de Tennis10s. Aqui não fecharemos a Av. Paulista ou veremos quadras de mini-tênis no calçadão de Copacabana ou Ipanema. Soube que a Squash Tennis Center, em Recife, dedicará o dia a chamar mais gente para o esporte, na 2ª feira, lançando o TennisXpress. Boa iniciativa. Mas, em geral, no país, depois de tantos eventos grandes, seguidos no País – Gillette Federer Tour, Brasil Open, WTA em Florianópolis, gostaria de ver mais, esperava mais para celebrar o esporte.

2 Comments

Filed under Uncategorized

2 Responses to Segunda é o Dia Mundial do Tênis

  1. sara

    achei q a cbt iria organizar alguma coisa, q pena!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *